Devido aos inúmeros achados arqueológicos na região de Conceição dos Ouros, sabe-se que o local já era habitado no século XIV pelos índios cataguás. Durante os séculos XVII e XVIII as inúmeras entradas e bandeiras vindas de São Paulo em direção à Região das Minas encontrou num curso de água que posteriormente seria chamado de Ribeirão dos Ouros uma quantidade relevante de ouro de aluvião (as margens desse mesmo Ribeirão seria fundado o povoado de Nossa Senhora da Conceição das Cachoeiras dos Ouros em 1854). Devido essa descoberta foram feitas escavações nas regiões dos Bairros rurais ourenses como: Fazendinha, Três Cruzes e Ouros Velhos. Também foram feitas perfurações na região da Cachoeira dos Pilões.
Porém a primeira população oficial de Conceição dos Ouros registrou-se somente no ano de 1824, quando Major Félix da Mota Pais se fixou junto com a família, escravos e amigos na região do Oratório das Dores. Devido a dificuldade do atendimento religioso, pois a paróquia mais perto era a de Pouso Alegre,que fica a mais de 40 quilômetros do local, o major e seu vizinho Inácio da Costa Resende firmaram um acordo onde construiriam uma capela na divisa de suas propriedades. A história conta que a esposa de Inácio e a de Félix se desentenderam, assim Inácio da Costa Resende em 1854 construiu uma capela dedicada a São João Batista nas proximidades do local do antigo acordo, hoje Cachoeira de Minas. Já Major Félix construiu no mesmo ano uma dedicada a Nossa Senhora da Conceição próxima ao local onde o Ribeirão dos Ouros encontra o Rio Sapucaí-Mirim.
Para conhecer melhor o Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, visite nosso site http://www.valesuico.com.br/ e hospede-se no melhor resort das montanhas, a apenas 1 hora de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário